Ao chegar em casa após uma festa, rapaz percebe o prédio torto e acaba salvando vizinhos de desabamento

O universitário Thibault Lemay, 22 anos, chegava ao prédio de quatro andares onde mora na cidade de Lille (França), após uma festa, quando percebeu que o edifício estava torto e com rachaduras. Ele subiu mesmo assim até o seu apartamento, sem fazer ideia de que, minutos depois, acabaria salvando seus vizinhos de morrerem no desabamento do edifício.

Esse incidente ocorreu na madrugada do último sábado (12). Em entrevista a uma emissora de TV, o rapaz detalhou o caso, que o transformou da noite para o dia – literalmente – em herói local. Confira, a seguir, um resumo do relato.

“Assim que peguei as chaves, ainda na calçada, notei que a estrutura toda parecia ter se movido, no entanto prossegui corredor adentro”, declarou. “Fui até minha residência, não consegui abrir a porta e nesse momento começaram barulhos de coisas caindo. Eram pedaços da construção.”

Sua primeira atitude foi a de telefonar para o serviço de emergência do Corpo de Bombeiros, que providenciou um cordão de isolamento e providenciou a evacuação imediata do prédio. Indo de porta em porta, conseguiram retirar todos os moradores – e houve quem resistisse a sair.

“Eu ainda estava acordado quando começou o barulho de gente se movimentando e falando pelos corredores, mas achei que eram apenas pessoas festeiras”, acrescentou um vizinho de 35 anos. “Mas aí alguém bateu com o aviso de que eu saísse logo dali, então pude constatar que era assunto sério. Só deu tempo de pegar uma muda de roupa, documentos pessoais e um computador”.

Conforme previsto…

Confirmando a desconfiança do rapaz e o alerta dos bombeiros, o pequeno prédio finalmente desabou por volta das 9h30min, quando a maioria dos moradores já tinha saído do local. Exceto por duas pessoas.

Um morador de 45 anos acabou morrendo soterrado e outro foi retirado dos escombros com ferimentos leves. Apesar do óbito, as autoridades do país europeu reconheceram que o universitário salvou dezenas de vidas.

“Eu ainda estou tremendo, porque se esse rapaz não tivesse chegado em casa às 3 da manhã e tomado a providência que tomou, é bem provável que as perdas humanas não se resumiriam a essa pessoa”, enalteceu a prefeita de Lille, Martine Aubry.

O ministro do Interior, Gérald Darmanin, também reconheceu o papel do rapaz no episódio. Por meio de publicação nas redes sociais, ele escreveu: “Agradeço aos serviços da prefeitura e de emergência da cidade de Lille pela intervenção rápida e profissionalismo. E também, ao estudante que emitiu o alerta na madrugada.”

As causas do desabamento ainda são investigadas. Os prédios localizados nas proximidades do que veio abaixopassaram por vistoria, sem qualquer problema ser detectado.

Por Redação

Mostrar Mais
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *