Tecnologias de produção de energia limpa: conheça as principais
O conceito de energia limpa trata-se de algo a ser visto com uma importância cada vez maior por parte do mercado, já que os benefícios que podem ser conquistados diante da adoção desse tipo de fonte de energia em relação aos meios vistos como habituais são mais vantajosos.
Isso por se tratar de um processo de renovação, tanto do mercado como do público, que vem demonstrando uma atenção crescente em relação aos impactos causados por todos os tipos de atividades que podem ser praticadas no mercado, resultando em diferentes pontos.
Isso em uma relação que permite com que uma empresa possa ser vista com um olhar diferente por parte de sua audiência. Não só com a apresentação de um produto de qualidade, mas também por meio de ações que possam melhorar a imagem de um negócio.
A permitir com que uma agencia de limpeza consiga não só contar com uma maior cosndieração por parte do seu público, em relação a contratação dos seus serviços diante dos seus concorrentes, mas também com uma otimização de suas atividades.
Já que por meio da adoção de ações voltadas a reduzir o impacto ambiental causado por uma companhia, é possível também ter acesso a novas possibilidades no mercado, como no caso de um negócio que passa a lidar com a reciclagem do seu lixo produzido.
Fazendo com que uma companhia consiga ao mesmo tempo reduzir os seus vestígios na natureza, assim como se aproveitar do fato de alcançar uma imagem positiva perante o seu público, incentivando tal audiência a consumir daquilo que tal empresa oferece.
Como uma uma fábrica que atua com a confecção de produtos como aquecedores de piscina, cuja destinação adequada dos seus resíduos industriais possa trazer menos impactos ao meio ambiente e junto disso conquistar uma relação forte com seu público.
Resultando em uma posição positiva a ser destacada por tais empreendimentos, o que faz com que os mesmos tenham uma preocupação cada vez maior com os elementos associados à causa ambiental, como se associar os níveis de produção de energia.
Mas além desse destaque social, a adoção de energia limpa pode garantir outros benefícios para o processo de administração de uma empresa, principalmente se levarmos em conta a disposição finita dos chamados combustíveis fósseis.
A importância da energia limpa ao meio ambiente
Durante muito tempo não existia uma preocupação acerca dos métodos de produção de energia, além da eficácia do mesmo, ou seja, na disposição de elementos que poderiam ser úteis em relação à disposição de forças para manter uma indústria em funcionamento.
Garantindo com que os mais diversos empreendimentos fabris conseguissem executar suas atividades, tais como na produção de alimentos, na fabricação de automóveis, entre outros produtos e serviços de importância para o crescimento da sociedade como vemos hoje.
Todos a contarem com o auxílio de uma empresa manutenção elétrica, a ser responsável reservação dos canais adotado para o fornecimento de energia necessário para o funcionamento do equipamento necessário para a execução das atividades de um setor.
Entre os materiais mais comuns de serem usados nesse tipo de produção de energia, costumam se destacar certos combustíveis como:
- Petróleo;
- Diesel;
- Gás natural;
- Xisto;
- Carvão mineral.
Muitos desses materiais estão associados ao que se chama de combustível fóssil, ou seja, materiais baseados em carbono que são derivados do processo natural de decomposição de seres mortos, resultando assim na formação dessas fontes de energia.
A questão é que esses materiais possuem um alto nível de poluição, causando impactos cada vez mais visíveis ao planeta, como é o caso do aquecimento global, resultando da amplificação do efeito estufa, que aumenta a temperatura da Terra.
Junto desses impactos naturais, existe também a questão econômica associada ao uso desses materiais, por se tratarem de fontes de energia limitadas, cuja extração exacerbada pode levar ao fim da presença desses materiais disponíveis no planeta.
O que pode afetar aos mais diversos negócios que dependem de uma análise de qualidade de energia elétrica para que seja possível dar início ao seu ritmo de produção, independente do material a ser fabricado por tais companhias.
E contraste a isso se destacam as fontes de energia limpa, que operam com danos mínimos à natureza, justificando assim o seu título. Modelos de energia também conhecidos como combustíveis renováveis, ao contarem com fontes em constante renovação.
Resultando em uma situação positiva tanto social como econômica, ao facilitar a realização de atividades por parte de uma empresa, ao contar com tecnologias associadas a níveis de produção de energia limpa. Existindo uma variedade em relação a elas.
Principais fontes de energia limpa
O conceito de energia limpa é cada vez mais importante para a empresas, diante dos benefícios que podem ser alcançados com adoção das mesmas, dentro de uma variedade de opções, das quais podem se destacar modelos como:
- Energia hidráulica;
- Energia solar;
- Energia eólica;
- Biomassa;
- Energia geotérmica;
- Energia nuclear.
Um conjunto de opções que precisa ser trabalhado por qualquer empresa de projetos elétricos, de forma a alcançarem melhores resultados comerciais, ao levarem em conta as demandas levantadas pelo próprio público, com interesse em tais fontes de energia.
Tendo como objetivo otimizar suas atividades, principalmente quando se trata do setor industrial, que é um dependente direto de tais fontes de energia para que seja possível ligar suas máquinas e dar início ao seu processo de produção.
Sendo importante então conhecer os benefícios associados a cada um desses modelos de energia limpa e renovável, contando com opções como:
Energia Hidráulica
Tal modelo trata-se do sistema de produção de energia mais adotado no Brasil, cuja produção está associada ao movimento das águas em barragens e quedas d’água, com a força decorrente de tais correntes sendo convertida em energia elétrica.
Uma opção que se destaca pela eliminação de poluentes a serem diluídos no ar e na atmosfera. Os empecilhos associados a tal fonte estão mais associados ao espaço necessário para se construir as barragens, podendo impactar na fauna e flora local.
Além de não ser um modelo adequado para países de pouca expansão territorial, sendo mais benéfico para tais locais apostarem em outros sistemas de fontes renováveis.
Energia Solar
Essa fonte está associada à captação de uma carga a ser convertida em energia por meio de uma fonte natural e contínua que é o sol, sendo captado através de painéis solares, que podem ser implementados tanto no setor industrial como em pontos residenciais.
O problema está associado ao custo elevado acerca dessa instalação de energia solar. Contudo, tal equipamento pode ser visto também como um investimento, diante dos descontos a serem conquistados em sua conta de luz ao adotar tais fontes.
Como na dedução do imposto relacionado ao seu IPTU, por exemplo, diante da instalação dessas placas de energia renovável.
Energia Eólica
Outra fonte natural de destaque é aquela associada à força dos ventos, a ser captada por equipamentos conhecidos como aerogeradores, similares a grandes hélices que atuam na conversão da energia cinética dos ventos em energia elétrica.
No entanto, é importante contar com a instalação desse equipamento em pontos distantes, por causa de certas consequência associadas a essa produção eólica, como poluição sonora e aumento de temperatura no local.
Biomassa
A energia associada ao conceito de biomassa tem como base a queima de matérias orgânicas, como madeiras e óleos vegetais, a partir da conversão de lixo orgânico em gás, resultando em energia a ser usada nas mais diversas atividades.
Das responsabilidades de uma fábrica até o conserto de ar condicionado residencial.
Energia Geotérmica
Quando se pensa em fontes naturais, o próprio centro do planeta pode ser levado em conta, por meio de uma energia a ser obtida do calor proveniente desse interior. Com a conversão de fluidos a transitarem esses espaços em vapores.
Sendo possível então usar os mesmos como uma fonte de energia renovável.
Energia Nuclear
Outra fonte de energia limpa a ser considerada é a nuclear, obtida a partir da fusão nuclear de materiais como o urânio enriquecido. Tudo em um ambiente controlado, impedindo com que gases poluentes sejam liberados na atmosfera.
Contudo, tal fonte necessita de um cuidado especial, com a instalação de sensores de segurança, que certifiquem a proteção dessas usinas de produção para que não ocorra nenhum vazamento químico, capaz de trazer graves consequências a esse ambiente.
Sendo então uma opção a ser considerada por países que contam com pouca expansão territorial, com baixo acesso aos recursos naturais necessários para se ter acesso a outros modelos citados acima.
E todas essas fontes de energia devem ser consideradas por uma empresa que busca se destacar dentro de sua área. Tanto pela diminuição dos seus impactos ambientais, como também pelos benefícios a serem conquistados ao se abordar tais fontes limpas.
Permitindo com que o crescimento das atividades de uma empresa, não coloquem em risco o cenário ambiental ao qual uma companhia se encontra.
Por: ALINE MOURA
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe Guia de Investimento