Santuário Nacional de Aparecida abre Campanha da Fraternidade com referência a Santa Dulce
“Durante missa, relíquia com um fragmento do corpo de Santa Dulce dos Pobres foi entronizada no altar. Tema da campanha é “Fraternidade e Vida: Dom e Compromisso”
O Santuário Nacional de Aparecida abriu, em missa na manhã deste domingo (1º), a Campanha da Fraternidade 2020. Neste ano, a Igreja vai abordar o tema “Fraternidade e Vida: Dom e Compromisso”, ressaltando o cuidado com as pessoas. Uma das inspirações do tema foi a trajetória de vida da Santa Dulce dos Pobres, a primeira santa brasileira, que foi lembrada na celebração deste domingo.
A missa de abertura da campanha começou por volta das 8h, no Santuário Nacional e contou com a participação do presidente da CNBB, Dom Walmor Oliveira de Azevedo. Logo no início, foi feita a leitura de uma carta enviada pelo Papa Francisco, que também inspirou a campanha. O Pontífice chamou a atenção para a necessidade de fortalecer o valor da vida.
Durante a Eucaristia, uma relíquia com um fragmento do corpo de Santa Dulce dos Pobres foi entronizada e exposta no Altar Central da Basílica. Irmã Dulce foi canonizada no dia 13 de outubro do ano passado. Ela é a primeira mulher nascida no Brasil a se tornar santa.
Conhecida popularmente como Anjo Bom da Bahia, foi uma das religiosas mais populares no país, graças ao trabalho social prestado aos mais pobres e necessitados.
De acordo com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o objetivo da Campanha da Fraternidade neste ano é “conscientizar, à luz da palavra de Deus, para o sentido da vida como dom e compromisso”. O tema vai nortear os trabalhos da Igreja em todo o país durante a quaresma.
Campanha
Criada em 1962, a campanha da fraternidade é apresentada todo ano na quarta-feira de cinzas, quando tem início a Quaresma, período de 40 dias que antecede a Páscoa. Em 2019, a campanha teve como foco as políticas públicas.
Por G1 Vale do Paraíba e Região
https://g1.globo.com