Aviões da FAB decolam rumo à China para buscar brasileiros
As aeronaves da FAB deixaram o solo brasileiro por volta das 12h22.
As 34 pessoas — brasileiros e parentes — que encontram-se na cidade de Wuhan, epicentro da epidemia de coronavírus, estão prestes a retornar ao Brasil.
As duas aeronaves VC-2 da Força Aérea Brasileira (FAB), que trarão eles de volta ao país, já estão a caminho da China.
Segundo a agência EBC, o responsável pela missão, brigadeiro Damasceno, declarou:
“As pessoas que vão embarcar na China estão sadias e sem evidência da doença. Na chegada ao Brasil, serão feitos exames para identificar quaisquer problemas.”
Cada avião decolou com 18 tripulantes. Desses, 7 são da área de saúde — 6 médicos militares e 1 ligado ao Ministério da Saúde.
A previsão é de que as aeronaves da FAB levem 62 horas no processo de ida e volta, sendo 47 horas de voo.
Dessa forma, a chegada na China está prevista para o final da quinta-feira (6). A chegada ao Brasil está prevista para sábado, dia 8 de fevereiro.
Militares do Brasil que irão à China também passarão por quarentena
“Mais de uma dezena de militares, quando voltar também vão passar o carnaval em quarentena”, disse Bolsonaro.
O presidente da República, Jair Bolsonaro, afirmou, nesta quarta-feira (5), que militares da Força Aérea Brasileira (FAB) também irão passar por um período de quarentena após regressar ao Brasil depois de viagem a Wuhan, na China.
Os militares irão os buscar os cidadãos do Brasil que estão na cidade localizada no epicentro do coronavírus e querem deixar o país.
Bolsonaro disse que a quarentena dos militares deverá ser realizada na Base Aérea de Anápolis, no Estado de Goiás, assim como a dos civis.
Ao deixar o Palácio da Alvorada, em Brasília, Bolsonaro disse aos jornalistas:
“Inclusive o nosso pessoal da Força Aérea, mais de uma dezena de militares, quando voltar também vão passar o carnaval em quarentena. Então, é responsabilidade acima de tudo trazendo esse pessoal de lá para cá.”
Fonte Ultimas Noticias Express