Novas explosões atingem área de embaixadas em Bagdá, diz agência

No sábado, foguetes já haviam atingido a chamada Zona Verde, onde fica a representação diplomática dos EUA

iStock
ela segunda vez em dois dias, explosões foram registradas em Bagdá, na capital do Iraque. Segundo a agência Reuters, pelo menos três foguetes caíram, neste domingo (05/01/2020), na chamada Zona Verde, local em que ficam várias embaixadas, incluindo a dos Estados Unidos.
Na véspera, o local já havia sido alvo de bombardeios, confirmados pelas Forças Armadas iraquianas. O Iraque está, assim como o Irã, sob tensão desde a última quinta-feira (02/01/2020), quando os Estados Unidos comandaram um ataque que resultou na morte do general iraniano Qassim Suleimani.
Outros dois locais também foram atingidos no sábado (04/01/2020): uma base militar em Balad, perto de Bagdá, em que ficam oficiais estadunidenses; e uma casa no bairro de Jadryia, que deixou cinco feridos.
Após os novos bombardeios, sirenes foram acionadas no local.
O assassinato de Suleimani marca uma escalada no conflito que se arrasta desde que o presidente dos EUA, Donald Trump, assumiu e tomou medidas como a retirada do país do acordo nuclear de 2015 e a instituição de sanções econômicas ao Irã.
Depois de o Pentágono confirmar a autoria do ataque que matou Suleimani, o líder supremo do Irã, o aiatolá Ali Khamenei, e o presidente iraniano, Hassan Rouhani, prometeram “vingança severa”.
https://www.metropoles.com

Mostrar Mais
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *