Começa a primeira fase da vacinação contra Covid-19 em Humaitá

Por Mana Reichmann

Humaitá-AM: Nesta quinta-feira (21), começou a primeira etapa de vacinação, pela linha de frente da saúde ao combate a covid-19  e os índios aldeados.

No final dessa reportagem poderá assistir a transmissão ao vivo do Portal Barrancas.

A primeira a receber a vacina foi a médica do Hospital de Humaitá-AM, Dra Sônia Cabral Nascimento, atua desde de março voluntariamente na linha de frente ao combate a covid-19.

A Prefeitura de Humaitá, iniciou na manhã desta quinta-feira (22), a vacinação contra a Covid-19. Servidores da saúde de linha de frente foram os primeiros a serem imunizados.

Para receber a vacina, a primeira à espera era a Dra Sônia Cabral Nascimento, Médica anestesiologista, ela destacou que, com a chegada das doses, a expectativa é de dias melhores. “Sentimento de gratidão começamos em  março a lutar aqui no município,  lutando com o tratamento precoce da covidr-19, estou grata por dois motivos: um é porque  aplaudir a ciência a chegada da vacina e a outra é por representar simbolicamente um momento de esperança para a população com renovação de vida , renovação de esperança e vidas sendo salvas perante a vacina”, disse.

O prefeito Dedei Lobo, ” A vacinação é fundamental,  é isto que todos esperávamos, e hoje  estamos dando  início  neste momento a vacinação para os profissionais da saúde, para nós é fundamental  este 1º momento,  a partir de agora nós sabemos que vai ter continuidade e todo o povo de Humaitá será imunizado.” concluiu

 

A Secretária de Saúde Laura Patrícia Santos ” Agradeço a todos por estarmos neste momento principalmente ao pessoal da saúde e ao prefeito. Pela logística e ajuda da liberação desse espaço, sem dúvida, foi o melhor espaço para podermos efetuar esta fase da vacinação, durante esses três dias que seguiremos com a imunização dos profissionais de linha de frente da saúde que estão trabalhando direto na assistência e no combate da covid19. Neste  primeiro lote recebemos apenas 423 doses,  destinadas a esses profissionais, então foi uma meta mínima de 34% para a gente alcançar,  daqui 28 dias esses mesmos profissionais estarão recebendo a 2º dose que o fechamento do esquema, inclusive já estamos com elas armazenadas.  Também serão atendidos neste primeiro momento os indígenas aldeados, que hoje mesmo já estamos passando as vacinas para a CASAI que é responsável de vacinar os indígenas nas aldeias, como os seus profissionais. Mas crendo em Deus que até  março que é a previsão, estarmos recebendo outro lote para imunizar a população.”

Imunizada, Dra. Sônia Cabral Nascimento,  se emocionou, comemorou e destacou a importância de que todos as pessoas se previnam contra a Covid-19. “Esta picadinha representou esperança para o povo levando em  consideração vidas que já foram salvas  e aquelas que nós não conseguimos salvar. Pensando nos lares que tiveram perdas, eu me emocionei de chegar a resposta e ao mesmo tempo ter chegado um pouco tarde para alguns, tem muito emoção”. frisou.

“Ressalto a importância da responsabilidade social que a pandemia nos ensinou, bem como a continuidade das medidas preventivas no combate à doença, a manutenção do distanciamento social, o uso de máscara entre outras”, conclui a Secretária de Saúde Laura Patrícia Santos .

Cerca de duas mil e duzentas setenta e três doses foram enviadas pelo governo estadual para o Município para fazer a primeira e a segunda dose.

 

Mostrar Mais
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *