Belíssima festa dos 10 anos do IEAA- UFAM
Humaitá- AM: Com o Lema “UFAM em Movimento” foi comemorado os 10 anos da criação por meio da expansão da UFAM para o interior o IEAA, Campus Universitário do Polo Vale do Rio Madeira. Eventos culturais. Ontem Cerimônias de homenagens, atividades culturais, exposições e caminhadas foram algumas das atrações.
Os estudantes das Escolas Estaduais, Municipais e o Colégio Betel participaram de brincadeiras e conheceram um pouco da história da nossa UFAM. Os professores e alunos da UFAM – Humaitá, explanaram suas atividades, suas pesquisas para os visitantes da comunidade e os alunos das escolas.
Presentes na solenidade Reitora Professora Doutora Márcia Perales Mendes Silva; Vice-reitor Professor Doutor Hedinaldo Narciso Lima; Diretor de Campus Professor Atlas Augusto Bacelar; vieram de Manaus especialmente para participar da comemoração do IEAA.
Diretora do IEAA Professora Doutora Elizabeth Tavares Pimentel; Comandante do 54 BIS Tenente Coronel Alexandre Fonseca; Professor José Ítalo Silva da Rocha – Gerente da Universidade do Amazonas (UEA) – Jorge Nunes Pereira- Diretor do Instituto Federal do Amazonas (IFAM); Luciano Souza Roheder- Coordenador Acadêmico; Edilson Euclinge Meotti – Coordenador Administrativo; Michael Marçal dos Reis- Secretário Executivo; entre outros.
A cerimônia que nomeou os espaços do IEAA; a homenagem a docentes, técnicos administrativos em educação, colaboradores terceirizados e discentes; e o lançamento da sinopse histórica dos 10 anos de Instituto. No mesmo dia, foi realizado, ainda, o lançamento local da campanha institucional ‘Ufam, Eu Cuido!’.
Foram convidados para a solenidade, a administração Municipal, Vereadores, mas, não compareceram e não mandaram nenhum representante.
Para além da celebração dos 10 anos do Instituto, o evento pretende aproximar a UFAM da comunidade de Humaitá, disseminando histórico e atividades desenvolvidas pelo IEAA nos âmbitos de ensino, pesquisa e extensão.
Foi de suma importância para o Sul do Amazonas e principalmente para o Município de Humaitá a criação dessa unidade, uma vez que está em continuo desenvolvimento intelectual e contribuindo financeiramente com a cidade, e a direção do IEAA juntamente com todo o quadro funcional procurando contribuir e integrar-se com a comunidade. Dando assim, uma visão mais ampla aos cidadãos, deixando-os menos dependente e mais livres do controle dos chefes políticos locais, só assim, através da educação, atingiremos a plena democracia, sem medo.
Muitos ex-alunos hoje mestres, doutores estão de volta para contribuir trazendo o conhecimento recebido da universidade.
Como Dourando (UNICAMP) Marcelo Dayron, Mestre Amazonino Lemos de Castro, foram fazer mestrado fora e hoje são professores de Engenharia Ambiental no campus Humaitá.
Hoje Professor Amazonino, quando aluno da UFAM- Campus Humaitá, ajudou na pesquisa de um purificador de água com materiais reciclados, portanto de baixo custo, para ser usado pelos ribeirinhos, levando saúde às famílias. Como poderá ver nesse vídeo:
Após a solenidade houve um coquetel para os convidados e alunos e um bolo dos 10 anos de Humaitá da nossa Universidade Federal do Amazonas (UFAM- IEAA), com o coral do Centro de Cursos de Línguas (CEL) professora de Literatura Inglesa Márcia Azevedo, cantores e bandas locais para alegrar a noite, sem dúvida, uma linda comemoração. Sempre UFAM em Movimento!
Após à solenidade houve um coquetel para os convidados e alunos e um bolo dos 10 anos de Humaitá da nossa Universidade Federal do Amazonas (UFAM- IEAA), com o coral do Centro de Cursos de Linguas (CEL) professora de Literatura Inglesa Márcia Azevedo, cantores e bandas locais para alegrar a noite, sem dúvida, uma linda comemoração. Sempre UFAM em Movimento!
No dia 23, além das atividades nas salas, aconteceu a corrida e a caminhada com direito a medalha, e a noite houve uma exposição organizada pela Professora Joanna da Silva, de quadros dos artistas locais e livros publicados pela UFAM-Humaitá, o grupo de toada Flor da Mangaba e bandas de rock, sertanejo, MPB acústico com violão e Sax, prestigiaram e agraciaram com a dança, com o som de altíssimo nível aos presentes.
Os alunos de Engenharia Ambiental apresentaram uma peça de teatro divertida
Comissão Organizadora dos 10 anos do IEAA:
Elizabeth Tavares Pimentel ; Luciano Augusto Souza Rohleder ; Edilson Euclinge Meotte ; Alexandro Relvas Pereira : Benone Otávio Soza de Oliveira ; Adriela de Marchi ; Michael Marçal dos Reis.
Histórico
O IEAA foi criado pela resolução nº 28/2005, de 25 de novembro de 2005, com o objetivo de atender a demanda de formação de cidadãos e recursos humanos no sul do Estado do Amazonas, além de gerar conhecimento científico nas áreas de educação, agricultura e ambiente.
O Instituto dispõe de seis cursos de graduação: Agronomia, Engenharia Ambiental, Licenciatura em Ciências: Biologia e Química, Licenciatura em Ciências: Matemática e Física, Licenciatura em Letras: Português e Inglês e Licenciatura em Pedagogia. E ainda dois cursos de Pós-Graduação em nível de mestrado em Ciências Ambientais e Ciências e Humanidades. Atualmente, conta com mais de mil alunos matriculados.
Barrancas Seu Portal de Notícias